16/12/2016

Fernando Rech assume a Coordenação Técnica das Categorias de Base

Fernando Rech assume a Coordenação Técnica das Categorias de Base


Fernando Rech está de volta ao Jaconi. Profissional identificado com o Juventude, ele ocupará, a partir de hoje (16/12), a função de Coordenador Técnico das Categorias de Base. Basicamente, terá como desafio manter e otimizar o trabalho em todos os aspectos, desde a categoria Sub-11 até a Sub-20.
 
Aos 42 anos, Rech tem uma história extremamente ligada com o Verdão. Atleta formado pelo clube nos anos 90, ficou marcado na história do Juventude pelo primeiro gol marcado na final da Copa do Brasil de 99, diante do Botafogo, na vitória por 2 x 1. Anos mais tarde, em 2008 e 2009, voltou ao Jaconi para desempenhar a função de gerente de futebol. Em 2011, foi treinador do time sub-20 e, na mesma temporada, tornou-se auxiliar técnico de Antonio Picoli, posição que manteve até a última semana, quando recebeu a proposta de retornar ao Juventude para um novo projeto.
 
“Trabalhar com a parte técnica das categorias de base é uma ideia que eu tinha quando parei de jogar, mas como outras situações foram surgindo, fui deixando este projeto para mais adiante. Agora, como apareceu esta oportunidade no clube que é a minha casa, na cidade que eu moro e perto da minha família, seria impossível não pensar em vir e colocar em prática tudo aquilo que eu tenho em mente para auxiliar o clube a continuar com o processo de formação de atletas”, explicou Rech.
 
A coordenação técnica das categorias de base envolve, principalmente, o olhar apurado sobre metodologias de trabalho e desenvolvimento das atividades nas mais diversas categorias. “É uma área muito mais técnica do que administrativa, de ligação total com o campo, com os treinos, com os jogos e com os profissionais que executam as atividades diárias junto aos atletas. Acompanhando tudo isso, avaliando, fica possível que mantenhamos o que dá certo ou mudemos algo para otimizar o processo de formação de atletas”, destacou o novo contratado.
 
Além disso, Fernando Rech chega com uma ideia que já vem sendo discutida pelo Departamento de Futebol e por todos os profissionais do clube: a uniformização das metodologias de trabalho entre todas as categorias. “Penso que existem cinco valências que são de extrema importância na formação de um atleta: técnica, física, médica, psicológica e nutricional. Seria ideal que todas as categorias tivessem uma mesma linha de trabalho em cima destes itens, criando assim uma filosofia do clube que, independentemente dos profissionais, fosse mantida”.
 
Para o Diretor Executivo de Futebol Flávio Campos, a chegada de Fernando Rech é comemorada pelo clube. “O Fernando foi um grande atleta, gerente e assistente técnico. Agora, ele pega o aprendizado adquirido nestas experiências para desempenhar a função de coordenador técnico, que é algo muito próximo a tudo isso que ele já desempenhou na carreira. Ele chega com a missão de coordenar nossa base e, inclusive as equipes da Escola de Futebol, proporcionando maior integração entre as comissões, conversas periódicas e verticalização da metodologia de trabalho”, ressaltou o dirigente.
 
Fernando Rech já ocupa a função a partir desta sexta-feira. Nos primeiros dias do próximo ano, será o chefe da delegação alviverde na cidade de Itararé-SP, local onde o Juventude ficará concentrado na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior.