13/06/2022

Juventude recebe ex-atleta Alair Boeira Jancen, o Bozó

Juventude recebe ex-atleta Alair Boeira Jancen, o Bozó

Foto: Fernando Alves/E.C.Juventude


Uma figura especial marcou presença no estádio Alfredo Jaconi, na última sexta-feira (10). O ex-jogador Alair Boeira Jancen, conhecido como Bozó, esteve na casa Alviverde para conferir as reformas e gravar suas memórias para o projeto de História Oral, realizado pelo Memorial. De personalidade afável e muito tranquila, Bozó brindou a todos com suas histórias e carisma, não contendo as lágrimas ao pisar no gramado.


O ex-jogador foi recepcionado pela historiadora do clube, Bárbara Lauxen, que apresentou as reformas do estádio. “Uma grande emoção retornar ao Jaconi e ver todas essas mudanças. Passa um filme na cabeça, são muitas memórias construídas aqui dentro. Já morei no alojamento e vivi muitas coisas aqui. É difícil segurar a emoção”. Destacou Bozó, com os olhos marejados.


Nascido em 27 de outubro de 1958, Bozó iniciou sua história no futebol em Vacaria, sua cidade natal. O seu irmão, Alaor, foi participar de um torneio de futebol na cidade e um jogador da equipe faltou. Bozó entrou como substituto e foi o destaque da partida, anotando um golaço, após driblar o goleiro. “Naquele jogo eu entrei e fiz um gol de placa, o gol daquela música que era cantada no tempo do Fio Maravilha. Fui driblando zagueiro e goleiro e só não entrei com bola e tudo porque tive humildade. A partir daí, iniciou minha trajetória no futebol”.


No futebol profissional, o meia iniciou sua caminhada no Glória de Vacaria e além de Juventude, defendeu Esportivo e Estrela, onde encerrou a carreira, em 1989. No Verdão, atuou de 1978 a 1981 e chegou ao clube através do ex-goleiro Aribaldo de Negri, que na época era treinador do time Juvenil do Verdão. Atualmente, com 63 anos, Bozó segue desfilando categoria em campo, mas agora, pelo futebol amador da região, onde disputa o Campeonato Gaúcho.


O Esporte Clube Juventude agradece Bozó pela visita e reitera que as portas do Jaconi sempre estarão abertas para grandes personagens da história.