01/10/2021

Juventude lança camisa em alusão ao Outubro Rosa

Juventude lança camisa em alusão ao Outubro Rosa

Fernando Alves/ECJuventude


Uma camisa que faz um alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e, ao mesmo tempo, presta homenagem ao passado do Juventude. A 19Treze e o Esporte Clube Juventude lançam a camisa rosa que promove a conscientização do autoexame ao mesmo tempo que faz referência a Ala Feminina, que foi criada durante a década de 1940 para promover ações em prol do clube.


A camisa é predominantemente rosa e traz no peito uma faixa com detalhes em branco e verde, além de um escudo do Juventude do passado. Assim como nos anos anteriores, além de um manto para a coleção do torcedor Jaconero, a camisa tem um cunho social. A cada unidade vendida, R$ 10 serão revertidos para a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Caxias do Sul.


A venda da camisa inicia no sábado (02/10) nas lojas oficiais do Juventude: quiosque localizado no shopping Villagio Caxias, site www.19treze.com.br e na Papo Store, junto ao estádio Alfredo Jaconi. O preço será de R$ 140, nas versões babylook, masculina e infantil (a camisa infantil estará disponível apenas nas lojas físicas).


Ala feminina


A ideia de formar uma ala feminina foi de Abrelino Guedes, presidente do clube na época, e de sua esposa, Aires. No dia 21 de abril de 1948 é fundada a Ala Feminina Abrelino Guedes. O grupo promovia diversos eventos como bailes, jantares, rifas. Com suas ações, levantaram fundos que contribuíram com a instalação dos refletores e a construção da antiga capela do estádio. O propósito era colaborar com as atividades do clube.


Somando-se a isso, a atuação no campo era constante. A Ala Feminina, além do alento durante as partidas de futebol, recepcionava os torcedores nos portões do estádio e colocava em suas camisas um laço: se fosse juventudista, ganhava um laço verde; se fosse do time visitante, um laço da cor do clube visitante. Como resposta a essa ação, os torcedores contribuíam com algum valor em dinheiro. Assim, essas mulheres de coração alviverde arrecadavam verba que auxiliava nas questões internas do Juventude.


Outubro Rosa


O movimento popular, internacionalmente conhecido como Outubro Rosa, é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço cor-de-rosa, que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama. Este movimento chegou ao Brasil em 2002, com uma ação realizada no parque Ibirapuera, em São Paulo.


No mundo, o movimento teve início em 1990 com um evento chamado “Corrida pela Cura”, em Nova Iorque, que tinha como objetivo arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela Instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.