Sangue Jaconero: o amor que a distância não separa
GeralAssim como simpatizantes, existem torcedores do Juventude. E, também, existem torcedores doentes pelo Juventude. Artur Bossardi encaixa-se perfeitamente entre os últimos – com uma certa folga, diga-se. Mesmo que nascido em 1967, Artur só foi ao seu p
Assim como simpatizantes, existem torcedores do Juventude. E, também, existem torcedores doentes pelo Juventude. Artur Bossardi encaixa-se perfeitamente entre os últimos – com uma certa folga, diga-se. Mesmo que nascido em 1967, Artur só foi ao seu primeiro jogo no Estádio Alfredo Jaconi onze anos depois, em 1978, junto com vizinhos. Quis o destino que, no ano seguinte, ele se mudasse para a Rua Vitório Buzelato, a 650 metros da casa jaconera. Mais do que nunca, o sangue verde passou a percorrer as veias do jovem garoto.
Os anos subsequentes foram pintados de verde e branco: devido à proximidade da casa de Artur ao estádio, ele não perdia um jogo. Chegou até a comprar o carnê de todas as partidas do Gauchão de alguns anos, já que sempre se fazia presente. Em 1990, porém, depois de muito tempo acompanhando a equipe de perto, tudo se encaminhava para um triste distanciamento dele com o time – uma mudança para a cidade do Rio de Janeiro criava um novo capítulo nessa história.
Sem os meios de comunicação hoje existentes, Artur tinha dificuldades de conseguir informações da equipe. Ora pela rádio, ora por jornais, ficava a par de alguns jogos do Verdão, mas com tacanha intensidade. Com o advento da internet, ficou tudo mais fácil: pelo site do Juventude, de jornais e rádios locais, ele tem acompanhado a equipe como se estivesse em Caxias. E também como se não estivesse em Caxias. Isso porque Bossardi tem sido figura frequente em jogos fora de casa – sejam eles próximos do Rio de Janeiro ou não.
No vitorioso ano de 2016, o Juventude sempre contava com ao menos um torcedor quando jogava longe dos seus domínios. Era Artur, que, de carro, de ônibus ou até mesmo de avião, viajou o quanto foi preciso (e possível) para apoiar o Papo. Esteve presente nos jogos contra o Tombense, na longínqua cidade de Tombos, em São Paulo, contra Portuguesa e Mogi Mirim, no Mineirão, contra o Atlético e no Castelão, contra o Fortaleza. O último é considerado um dos jogos mais memoráveis na vida do torcedor, já que confirmou o tão sonhado acesso à Série B. Junto com ele, outra viajante assídua é a bandeira da torcida Só Pangaré, que criou com seus amigos de infância.
Artur também faz o caminho inverso. Veio a Caxias do Sul para dois jogos: contra o Grêmio, na semifinal do Gauchão de 2016, e contra o Inter, na final da mesma competição, em Porto Alegre. Sempre com a carteirinha de sócio na mão, claro. Confiante para o restante do ano de 2017, ele pretende se fazer presente na maioria de jogos possíveis. As viagens a Varginha, Campinas e Belo Horizonte - onde o Ju enfrenta o Boa Esporte, o Guarani e o América, respectivamente -, já estão planejadas. Para mais, o fanático torcedor tem o sonho de voltar a Caxias do Sul, onde, além de visitar família e amigos, quer matar a saudade de torcer pelo Ju no Estádio Alfredo Jaconi.
A distância não foi suficiente para cortar a tênue linha de amor entre Artur Bossardi e o Esporte Clube Juventude. Essa relação representa um dos mais belos sentimentos, mesmo que quase inexplicável, presente de maneira apaixonante no maravilhoso futebol.
#SangueJaconero
Últimas notícias
Futebol
Com gol nos acréscimos, Juventude é superado fora de casa
Leia mais
05/06/2026
Categorias de Base
Verdão supera o Bahia fora de casa e entra no G-6 do Brasileiro Sub-17
Leia mais
03/06/2026
Serviço de Jogo
Serviço de jogo: Juventude x Caxias - Gauchão Sub-20
Leia mais
03/06/2026
Futebol Feminino
Juventude conhece formato de disputa do Gauchão Feminino 2026
Leia mais
02/06/2026
Categorias de Base
Goleada Jaconera! Juventude larga em vantagem nas quartas de final do Gauchão sub-20
Leia mais
01/06/2026
Futebol
Goleada no Jaconi! Juventude vence o América-MG e sobe na tabela da Série B
Leia mais
29/05/2026
Futebol
Goleada no Jaconi! Juventude vence o América-MG e sobe na tabela da Série B
Leia mais
29/05/2026
Categorias de Base
Juventude estreia com empate no Brasileiro Sub-17
Leia mais
29/05/2026
Serviço de Jogo
Serviço de Jogo: Juventude x Grêmio | Brasileiro Sub-17
Leia mais
29/05/2026
Futebol Feminino
Juventude encerra a participação na Copa do Brasil Feminina
Leia mais
27/05/2026
Categorias de Base
Pelo Brasileiro Sub-20, Juventude é superado pelo Athletico no Paraná
Leia mais
27/05/2026
Categorias de Base
Líderes e classificados! Juventude vence o São José pelo Gauchão Sub-20
Leia mais
24/05/2026