Nota oficial acerca dos erros de arbitragem no jogo de volta da semifinal do Gauchão

Futebol

Nota oficial


Nota oficial acerca dos erros de arbitragem no jogo de volta da semifinal do Gauchão

O Esporte Clube Juventude vem a público, mais uma vez, manifestar sua mais profunda insatisfação com os erros de arbitragem verificados no segundo jogo das semifinais do Gauchão 2026, os quais foram determinantes para o resultado final do confronto.

Assim como já ocorreu na final do Gauchão 2024 e na semifinal de 2025, ambas contra o mesmo adversário, no jogo de ontem o resultado foi diretamente influenciado por um lance irregular:

No gol adversário, que resultou no empate, é absolutamente visível que, na origem da jogada, o atleta posiciona um dos pés claramente dentro do campo de jogo no momento da cobrança do arremesso lateral. O fato torna-se ainda mais grave por ter ocorrido exatamente ao lado do assistente Fagner Bueno Cortes, que não sinalizou a infração.

Além desse lance irregular, que resultou no gol da equipe adversária, houve ainda, aos 35 minutos do primeiro tempo, um episódio de agressão fora da jogada praticada por um atleta adversário contra um jogador do Juventude, em lance que sequer foi submetido à análise do VAR. Trata-se de uma ação muito semelhante àquela que culminou na expulsão de um atleta do Juventude no jogo de ida da semifinal, disputado em Porto Alegre.

Além dessas irregularidades, ignoradas pela arbitragem, destaca-se um lance questionável ocorrido aos 14 minutos do primeiro tempo, no qual o atleta Marcos Paulo disputa espaço com um marcador, cabeceia a bola, que atinge claramente o braço do adversário. A arbitragem, entretanto, assinalou falta de ataque. Nenhum dos ângulos disponíveis demonstra qualquer movimento claro que justifique tal marcação, o que demandaria uma análise mais criteriosa por parte do VAR.

O Esporte Clube Juventude não coloca em xeque a idoneidade das pessoas que comandam o futebol gaúcho. Contudo, espera que, a partir de 2027, fatos como os que vêm se repetindo ano após ano não voltem a ocorrer, evitando que o campeonato seja marcado e manchado por erros de arbitragem determinantes nos resultados das partidas.

Últimas notícias

Juventude comunica encerramento de ciclo do técnico Filipe Dias na equipe sub-20
Categorias de Base Juventude comunica encerramento de ciclo do técnico Filipe Dias na equipe sub-20
Leia mais
21/07/2026
Juventude empata pelo Campeonato Brasileiro Sub-17
Categorias de Base Juventude empata pelo Campeonato Brasileiro Sub-17
Leia mais
21/07/2026
Vitória de G2! Juventude bate o Cuiabá no Jaconi e sobe na tabela da Série B
Futebol Vitória de G2! Juventude bate o Cuiabá no Jaconi e sobe na tabela da Série B
Leia mais
17/07/2026
Escola de Futebol do Juventude firma contratos de iniciação esportiva com três atletas
Escola de Futebol Escola de Futebol do Juventude firma contratos de iniciação esportiva com três atletas
Leia mais
17/07/2026
Atacante Lucas Alves é o novo reforço do Verdão
Futebol Atacante Lucas Alves é o novo reforço do Verdão
Leia mais
13/07/2026
Comunicado Oficial
Geral Comunicado Oficial
Leia mais
13/07/2026
Serviço de Jogo: Juventude x Cuiabá
Serviço de Jogo Serviço de Jogo: Juventude x Cuiabá
Leia mais
13/07/2026
Juventude é vice-campeão do Campeonato Gaúcho sub-20
Categorias de Base Juventude é vice-campeão do Campeonato Gaúcho sub-20
Leia mais
11/07/2026
Mais três pontos! Ju vence a quarta consecutiva no Jaconi pela Série B
Futebol Mais três pontos! Ju vence a quarta consecutiva no Jaconi pela Série B
Leia mais
10/07/2026
Juventude empata com Santos pelo Brasileirão Sub-17
Categorias de Base Juventude empata com Santos pelo Brasileirão Sub-17
Leia mais
07/07/2026
Juventude Sub-15 avança no Gauchão com 100% de aproveitamento!
Categorias de Base Juventude Sub-15 avança no Gauchão com 100% de aproveitamento!
Leia mais
07/07/2026
Serviço de jogo: Juventude x Vila Nova-GO
Serviço de Jogo Serviço de jogo: Juventude x Vila Nova-GO
Leia mais
06/07/2026