Juventude participa de reunião na CBF para debater futebol de base
GeralO Juventude marcou presença na reunião do Movimento de Formação do Futebol Brasileiro (MFFB). O encontro ocorreu na última segunda-feira (22/10), na sede da Confederação Brasileira de Futebol, no Rio de Janeiro. Fernando Rech, coordenador geral das C

O Juventude marcou presença na reunião do Movimento de Formação do Futebol Brasileiro (MFFB). O encontro ocorreu na última segunda-feira (22/10), na sede da Confederação Brasileira de Futebol, no Rio de Janeiro. Fernando Rech, coordenador geral das Categorias de Base do Verdão, foi quem representou o clube. O coordenador técnico da Seleção Brasileira Edu Gaspar representou a CBF, juntamente com Diogo Neto, Reynaldo Buzzonni e Walter Feldman.
Fernando falou sobre algumas das pautas discutidas na reunião. “A ideia do movimento (MFFB), é conseguir junto a CBF e aos órgãos públicos, fazer com que algumas leis sobre futebol já existentes no país sejam revistas e adaptadas às necessidades dos calendários dos clubes. Foi tratado também sobre o monitoramento de atletas, principalmente na questão de alguns clubes ‘assediarem’ jogadores, trazendo meninos menores de 12 anos para perto de si”. De acordo com a reunião, a ideia é que o MFFB atue no sentido de proteger os clubes em casos que envolvam atletas até 14 anos. O clube, porém, precisa comprovar o vínculo com o jogador.
Fernando destacou também as sugestões passadas ao Movimento. “Os clubes solicitaram que o Certificado de Clube Formador (CCF) sirva como requisito para a disputa de competições de base. Isso evita que clubes sem categorias de base se classifiquem para competições nacionais por meio da equipe profissional”, explicou.
Outro tópico importante foi sobre o projeto de criação de campeonatos de nível nacional para categorias sub-15 e sub-17 com maior duração. A ideia da CBF é realizar quatro reuniões anuais. A próxima está marcada para janeiro de 2019 e apenas clubes detentores do CCF poderão ser membros do MFFB e participar dos encontros.

Últimas notícias











