Juventude participa de reunião na CBF para debater futebol de base

Geral

O Juventude marcou presença na reunião do Movimento de Formação do Futebol Brasileiro (MFFB). O encontro ocorreu na última segunda-feira (22/10), na sede da Confederação Brasileira de Futebol, no Rio de Janeiro. Fernando Rech, coordenador geral das C


Juventude participa de reunião na CBF para debater futebol de base


O Juventude marcou presença na reunião do Movimento de Formação do Futebol Brasileiro (MFFB). O encontro ocorreu na última segunda-feira (22/10), na sede da Confederação Brasileira de Futebol, no Rio de Janeiro. Fernando Rech, coordenador geral das Categorias de Base do Verdão, foi quem representou o clube. O coordenador técnico da Seleção Brasileira Edu Gaspar representou a CBF, juntamente com Diogo Neto, Reynaldo Buzzonni e Walter Feldman.

Fernando falou sobre algumas das pautas discutidas na reunião. “A ideia do movimento (MFFB), é conseguir junto a CBF e aos órgãos públicos, fazer com que algumas leis sobre futebol já existentes no país sejam revistas e adaptadas às necessidades dos calendários dos clubes. Foi tratado também sobre o monitoramento de atletas, principalmente na questão de alguns clubes ‘assediarem’ jogadores, trazendo meninos menores de 12 anos para perto de si”. De acordo com a reunião, a ideia é que o MFFB atue no sentido de proteger os clubes em casos que envolvam atletas até 14 anos. O clube, porém, precisa comprovar o vínculo com o jogador.

Fernando destacou também as sugestões passadas ao Movimento. “Os clubes solicitaram que o Certificado de Clube Formador (CCF) sirva como requisito para a disputa de competições de base. Isso evita que clubes sem categorias de base se classifiquem para competições nacionais por meio da equipe profissional”, explicou. 

Outro tópico importante foi sobre o projeto de criação de campeonatos de nível nacional para categorias sub-15 e sub-17 com maior duração. A ideia da CBF é realizar quatro reuniões anuais. A próxima está marcada para janeiro de 2019 e apenas clubes detentores do CCF poderão ser membros do MFFB e participar dos encontros.

Últimas notícias

Invicto! Juventude vence Grêmio e assume a liderança do Gauchão Sub-17
Categorias de Base Invicto! Juventude vence Grêmio e assume a liderança do Gauchão Sub-17
Leia mais
Comunicado: Recadastramento obrigatório no novo Portal do Sócio Jaconero
SAT Comunicado: Recadastramento obrigatório no novo Portal do Sócio Jaconero
Leia mais
100% em casa! Juventude vence o Cruzeiro e assume a terceira colocação do Brasileirão Sub-20
Categorias de Base 100% em casa! Juventude vence o Cruzeiro e assume a terceira colocação do Brasileirão Sub-20
Leia mais
‘Vamos defender essas cores com entrega total’, afirma Tencati em apresentação no Juventude
Futebol ‘Vamos defender essas cores com entrega total’, afirma Tencati em apresentação no Juventude
Leia mais
Estreia com o pé direito! Juventude vence Cruzeiro pela estreia do Brasileiro sub-17
Categorias de Base Estreia com o pé direito! Juventude vence Cruzeiro pela estreia do Brasileiro sub-17
Leia mais
Claudio Tencati é o novo treinador do Juventude
Futebol Claudio Tencati é o novo treinador do Juventude
Leia mais
Serviço de Jogo: Juventude x Fluminense
Serviço de Jogo Serviço de Jogo: Juventude x Fluminense
Leia mais
Base em dose dupla pelo Campeonato Brasileiro
Serviço de Jogo Base em dose dupla pelo Campeonato Brasileiro
Leia mais
Nota Oficial
Futebol Nota Oficial
Leia mais
Confira a lista de aprovados da 2ª Avaliação Técnica da Escola de Futebol do Juventude em 2025
Escola de Futebol Confira a lista de aprovados da 2ª Avaliação Técnica da Escola de Futebol do Juventude em 2025
Leia mais
Base em campo no Gauchão! Sub-15 e sub-20 vencem e sub-17 mantém invencibilidade
Categorias de Base Base em campo no Gauchão! Sub-15 e sub-20 vencem e sub-17 mantém invencibilidade
Leia mais
Empate e ponto importante para o Juventude no Brasileiro Feminino
Futebol Feminino Empate e ponto importante para o Juventude no Brasileiro Feminino
Leia mais