Dpto. de base da CBF realiza visita técnica ao Juventude
GeralFormador de Atletas categoria A, o Esporte Clube Juventude recebeu, nesta terça-feira (26/04), a visita do observador técnico das categorias de base da CBF, William dos Santos. O intuito, de acordo com o profissional, é o de conhecer a estrutura do c

Formador de Atletas categoria A, o Esporte Clube Juventude recebeu, nesta terça-feira (26/04), a visita do observador técnico das categorias de base da CBF, William dos Santos. O intuito, de acordo com o profissional, é o de conhecer a estrutura do clube e analisar o processo de trabalho diário desenvolvido pela base alviverde.
Pela manhã, o observador pôde acompanhar o treinamento das equipes Sub-20 e Sub-17. Já na parte da tarde, foi a vez do Sub-15 trabalhar sob os olhares de William. Acompanharam a visita os diretores gerais da base Antônio Cumerlato e Alexandre Fasolli, além do coordenador geral Luther Alves e do coordenador técnico Cristian Costa.
De acordo com William, a visita é fruto de uma política adotada pela CBF desde 2015, quando teve início um projeto em que a entidade passaria a se aproximar efetivamente dos clubes formadores. “Estas visitas técnicas são para conhecer a realidade dos clubes, o estágio de organização, a estrutura física e de gestão e diversos outros pontos. Além disso, aproveitamos a oportunidade para ouvir os clubes, tomando conhecimento e adquirindo experiências diferentes a cada visita”, destacou.
Além de visitas técnicas, como a desta terça-feira, William também realiza a chamada “observação técnica”, mais voltada para atletas que se destacam e que possam, futuramente, vestir a camisa de alguma Seleção de base. “Nestas oportunidades costumamos ir a jogos e torneios, avaliando atletas individualmente com o intuito de monitorá-los e, se possível, convoca-los. Este processo foi realizado, por exemplo, com o atacante Pedro Arthur, que foi chamado para a Seleção diversas vezes quando ainda estava no Juventude”, explicou.
Sobre a estrutura encontrada no Verdão, William se mostrou muito satisfeito com em relação ao que viu. “O Juventude tem em seu DNA esta caraterística de clube formador. São vários jogadores atuando no Brasil e no mundo que começaram ou passaram pela base do clube. Esta política de formação desperta muito a atenção do mercado, pois todo ano o Juventude lança atletas jovens para seu elenco profissional ou para outros clubes. Isso tudo, aliado com a estrutura e com os profissionais que eu tive a oportunidade de conhecer hoje e que guiam a base do clube, posso afirmar que o Juventude está no caminho certo. Sempre há o que evoluir, mas o mais importante é trabalhar a base com seriedade e com uma filosofia bem definida de trabalho, e isso o Juventude tem”, finalizou.
O Esporte Clube Juventude agradece a visita e destaca que as portas do clube sempre estarão abertas para futuras visitas.




Últimas notícias











