04/05/2021

Tinga é o primeiro convidado do projeto Juventude do Futuro

Tinga é o primeiro convidado do projeto Juventude do Futuro

Foto: Fernando Alves/E.C.Juventude


Com o objetivo de proporcionar novas experiências aos atletas da categoria Sub-20, o Departamento de Base iniciou, nesta terça-feira (04/05), o projeto “Juventude do Futuro”. O primeiro convidado foi Paulo César Fonseca do Nascimento, o Tinga, que compartilhou com os jovens suas experiências e vivências no mundo do futebol. A palestra ocorreu na sede da Efficienza, em Caxias do Sul.


Tinga iniciou sua carreira nas categorias de base do Grêmio e em 1997 fez sua estreia como profissional. Em 1999, o atleta teve sua primeira experiência no futebol internacional, quando transferiu-se para o Kawasaki Frontale, do Japão. Além da passagem pela Seleção, no Brasil, Tinga defendeu ainda Botafogo, Internacional e encerrou a carreira no Cruzeiro. Na Europa, o ex-jogador teve passagens importantes por Sporting, de Portugal e Borussia Dortmund, da Alemanha. Durante a carreira, Tinga conquistou Libertadores, Recopa Sul-Americana, Brasileirão e Copa do Brasil, além de diversos prêmios individuais.


O ex-jogador e hoje empresário compartilhou suas vivências e falou das dificuldades e dos desafios da vida de um atleta. Tinga comentou sobre os principais pilares para se tornar um jogador e um cidadão de sucesso, como manter uma carreira e como administrar o pós. Ao final da palestra, o ex-jogador respondeu uma série de perguntas feitas pelos atletas, comissão técnica dirigentes presentes. Com uma história pessoal e profissional de sucesso, Tinga sem dúvidas abriu o evento com chave de ouro e agregou muito aos jovens da base Alviverde.


Na próxima semana, um personagem conhecido da torcida Jaconera marcará presença no projeto. Gustavo Campanharo, jogador revelado pelo Juventude e com passagem por grandes clubes da Europa é o segundo convidado. Gustavo falará com os jovens sobre o processo de formação e suas experiências no futebol nacional e internacional.