23/06/2022

Juventude apresenta o técnico Umberto Louzer

Juventude apresenta o técnico Umberto Louzer

Foto: Fernando Alves/E.C.Juventude


A tarde desta quinta-feira (23/06) foi de novidades no estádio Alfredo Jaconi. Na sala de imprensa Dante Andreis, Umberto Louzer foi oficialmente apresentado pelo Juventude. Após conceder a primeira entrevista coletiva como treinador Alviverde, Umberto comandou o primeiro treino com o grupo de jogadores. Além do treinador, chegam ao Juventude o auxiliar Gabriel Remédio e o preparador físico Marcelo Rohling. O profissional fará sua estreia diante do São Paulo, pela 14ª rodada da Série A.


Umberto iniciou sua carreira como jogador no Paulista de Jundiaí, em 1996. E foi no interior de São Paulo que o volante se destacou no futebol, passando por clubes como Marília, Guarani e Atlético Sorocaba. No Juventude, atuou nas temporadas 2010 e 2011, onde chamou atenção pelo espírito aguerrido, tornando-se o capitão da equipe.


Hoje, Umberto figura como um dos principais nomes da nova geração de treinadores, especialmente pela consistência tática de suas equipes. O treinador iniciou sua carreira nas categorias de base do Paulista (SP), onde, em 2014, chegou à final da Copa São Paulo, sendo promovido ao cargo de auxiliar técnico da equipe principal rapidamente.


Após passagem como auxiliar no Guarani (SP), em 2017, Umberto assumiu o comando da equipe principal, em 2018, onde conquistou o título da Série A2 paulista. No final de 2018, comandou o Vila Nova (GO) e em 2019 chegou ao Coritiba. Foi na Chapecoente, porém, que o treinador despontou definitivamente para o cenário nacional. Em 2019, foi campeão catarinense, além de conquistar a Série B e, consequentemente, o acesso para a Série A. Durante a passagem pela Chape, chegou a alcançar 19 jogos de invencibilidade.


Em 2021, chegou ao Sport para comandar a equipe no Pernambucano e no Brasileirão. Seu último trabalho foi no Atlético Goianiense, no começo da temporada, onde conquistou o Campeonato Goiano e encaminhou a classificação para a segunda fase da Copa Sul-Americana. Após 22 jogos, acabou deixando o clube com um aproveitamento próximo de 60%.


“Conheço esse grupo do Juventude. Já trabalhei com alguns atletas que aqui estão e isso é um facilitador. Não vai faltar empenho, o momento é de trabalhar bastante. Temos que pensar jogo a jogo, pois temos 25 rodadas a cumprir. O mais importante é chegarmos na última rodada com o objetivo alcançado”. Destacou o treinador em sua primeira coletiva.


Umberto ainda falou sobre a próxima partida do Juventude no Brasileirão e o modo da equipe jogar. “Vamos trabalhar e ajustar aquilo que é necessário para que a gente possa fazer um grande jogo contra o São Paulo. Vamos buscar a vitória, que é nosso objetivo. O torcedor pode esperar uma equipe com o DNA do Juventude, que briga do início ao fim em busca da vitória. Me colocando no lugar do torcedor, é essa entrega que eu quero ver em campo”.


O Esporte Clube Juventude deseja as boas-vindas aos profissionais neste novo desafio.