17/09/2021

Esmeraldas estreiam no Gauchão Feminino

Esmeraldas estreiam no Gauchão Feminino

Gabriel Tadiotto/ECJuventude


Com história no Campeonato Gaúcho Feminino, onde já conquistou o título três vezes, as Esmeraldas estão de volta. E a estreia no Estadual será no domingo (19/09) diante do Internacional, às 15h. A partida será disputada no estádio Homero Soldatelli, na cidade de Flores da Cunha. O confronto ainda não terá a presença do torcedor Jaconero e será disputado com portões fechados.


O técnico Giordano Demore terá a base da equipe que disputou o Campeonato Brasileiro sub-18, com reforço de atletas mais experientes, que chegaram para compor o elenco visando o Estadual. O Ju está na chave B, com Internacional, Elite (Santo Ângelo) e Flamengo (Tenente Portela). O grupo A é formado por Brasil de Farroupilha, Grêmio, Pelotas e Guarany de Bagé.


O Estadual será disputado em três etapas. Na primeira fase os times jogam dentro dos seus grupos, partidas de ida e volta. Após as seis rodadas, os dois melhores de cada chave se classificam para a fase semifinal, que será disputada em dois jogos. A disputa do terceiro lugar e a grande decisão do Gauchão vai ocorrer em jogo único.


História do Futebol feminino no Juventude


O Juventude estreou no futebol feminino em 1998. Logo em 2000 e 2001, garantiu o terceiro lugar no Campeonato Gaúcho. Com o início promissor, os primeiros títulos não demoraram. Em 2004, o Verdão foi Campeão Gaúcho e campeão da Copa Sul-Brasileira, em Curitiba. Em 2005, a equipe conquistou novamente o Gauchão e em 2006, além do tricampeonato estadual, conquistou também o Gaúcho de Aspirantes. Volmar Sganzerla (treinador) e Sônia Sganzerla (supervisora) foram, na época, os grandes responsáveis pelo projeto vencedor e merecem todo o reconhecimento pelo excelente trabalho.


As boas campanhas chamaram a atenção da CBF e em 2007, sete atletas foram convocadas para a Seleção. Em 2008, a atacante Mayara Foscarini, de 15 anos, foi convocada para o Sul-Americano Sub-17, disputado no Chile.